Autores do Concelho


Luís Nogueira

Nasceu em Dezembro de 1938. Licenciado em ciências Históricas. Foi professor, tendo-se dedicado desde sempre ao Teatro e à Escrita.
No teatro iniciou-se no CITAC com António Pedro e Luís de Lima. Fundou vários grupos amadores de que foi igualmente director artístico. Traduziu, trabalhou em dramaturgia e encenou vários autores (De Fillipo, Molière, Goldoni, Bergman, Marivaux, Ritsos e outros). Tem trabalhado com grupos profissionais (Cendrev, GIC-Teatro das Beiras, Caixindré, Grupo Íbis do ISCTE, etc...) na tradução e dramaturgia de textos. Colaborou na revista do TEUC-TEATRUNIVERSITÁRIO.
Bibliografia
Traduções: La Question de Henri Alleg, Catecismo do Labrego de Valentin Lamas Carvajal, A Revolta dos Ciompi de Nicolau Maquiavel, Cartas da Terra (em colaboração) de Mark Twain e Memórias de Um Escravo Americano de Frederick Douglass., Sala de Banho de Alain Toussaint, poemas de Yanis Ritsos, T. S. Eliot, Ezra Pound, James Joyce (Poemas Penyeach), Lawrence Ferlinghetti, e. e. cummings entre outros. Reuniu, traduziu e prefaciou uma antologia de poemas de Lawrence Durrell para a editora Fenda.
Tem publicações (textos de crítica, opinião e poesia) dispersa em vários jornais e revistas ( Fenda, Jornal das Letras, Praça Velha, Terras da Beira, Jornal do Fundão, etc...)
Publicações: Livro de poemas Cinco Poemas e um Envio – Fenda, 1982. Figura em antologias de poesia ( Fendas – Cinco anos de solidão e Centelha – Homenagem a Miguel Torga). Conversas de Barbeiro, 2006




© 2006 Autores do Concelho

Nenhuma parte deste blog pode ser reproduzida sem o devido consentimento do proprietário.