Autores do Concelho


Dario de Melo

Nasceu em Benguela em 1935, onde fez os estudos primários. Os estudos liceais frequentou-os no Porto, Gouveia e Viseu. Nesta cidade tirou o curso de Magistério Primário. Exerceu as funções de professor primário em Picoto (Cucujães), Manteigas e Vodra. Radicou-se definitivamente em Angola em 1959 onde foi professor, director da Escola de Artes e Ofícios de Pereira de Eça e inspector escolar.
Após a independência, foi Director do Instituto do Livro, da Rádio e da Televisão de Angola. No campo jornalístico colaborou na revista “Noticia”, e no jornal “A Província de Angola”. Dirigiu a “Voz do Bié”, a revista de televisão “Tveja”, o matutino “Jornal de Angola”, o “Correio da Semana” (Semanário que fundou em 1992) e o jornal “Jango”.
Tem publicado livros de poesia, novelas, romances, contos, sendo de salientar a sua produção para crianças. Neste enquadramento, ganhou o prémio PAPLOP em 1998, com o livro infantil “As sete vidas de um gato”.
É autor da letra do “Hino da Paz” (1992). É membro da União dos Escritores Angolanos e figura no “Dicionário de Autores das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa", de Aldónio Gomes e Fernanda Cavacas”.


Bibliografia


I – Livros Infantis

Quem vai buscar o futuro, 1982; Quem se gaba, 1982; Quem gosta de cantar só?, 1983; - Publicado na Colecção de Clássicos Infantis da Europa América; A estrela sozinho, 1986; Um comandante sem arma, 1983; O galo e a rola, 1984; Estórias do leão velho, 1985; Vou contar, 1988; Queres ouvir? 1988; No país da brincaria, 1988; Contos infantis, 1993 Editado pela UNICEF , As sete vidas de um gato, 1998.

II – Livros Juvenis

Inaldino, Policial, 1986; Quitubo, a terra do arco-iris,1990; Os riscos mágicos, 1993

III – Poesia


Onda dormida, 1991; Quando os meses tinham nome, 2001

IV – Novela e romance

Aqui mas do outro lado, 2000; A quarta idade, 2002; A senhora dos passarinhos, 2005; E agora, André?, 2005

Etiquetas: , , ,

Nasceu em 1931 em Luena – Angola. Aqui frequentou a escola primária e o liceu. Concluiu o curso de engenheiro agrónomo em 1957 em Lisboa. Passava as férias escolares em Arcozelo, terra de seus pais. Radicado em Angola, trabalhou no Instituto de Investigação Agronómica – Chianga (Huambo) desde 1962 leccionou na Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade de Angola desde 1968.
Publicou vários trabalhos de natureza técnica e científica, tendo sido apelidado de “O Pai do milho de Angola”. Faleceu em Outubro de 1992 no Huambo. Foi fundador e director do Jornal “Jango”. Dedicou-se também à poesia.

Bibliografia

“Canto Motivado”, Angola, União dos Escritores Angolanos, [s.d.]

Etiquetas: , , ,

Maria Amélia do Nascimento (Eliana)

Nasceu na freguesia de S. Julião, do concelho de Gouveia, em 4 de Outubro de 1930. Emigrou para S. Paulo (Brasil) em 1958 e ali permaneceu 32 anos exercendo a profissão de estilista de malhas, depois de vários cursos relacionados com a moda. Regressada a Portugal, deu formação profissional no Centro de Emprego e Formação Profissional de Seia. Tem publicado poesias no Jornal “Noticias de Gouveia”.

Bibliografia
"Brincando com Provérbios – Poesias Diversas”, Gouveia: Gráfica de Gouveia, 2001
“Poemas e aventuras”, Gouveia: Gráfica de Gouveia, 2002

Etiquetas: , ,

Nasceu em Gouveia a 8 de Outubro de 1937. Fez os estudos liceais em Gouveia e Coimbra e foi funcionário da Câmara Municipal de Lourenço Marques. Praticante de Atletismo – e futuro técnico – representou o Sporting Clube de Portugal e a Associação Cristã da Mocidade de Coimbra. Recordista de Moçambique e de Coimbra, foi também Campeão Nacional do lançamento do disco. Faleceu em Fevereiro de 1999.
Bibliografia
“Reflexões de um homem atento.”, Porto: Editorial Moura Pinto, 2005

Etiquetas: , ,

Nasceu na freguesia de S. Julião, concelho de Gouveia. Pároco da Igreja dos Dominicanos, do bairro das Perdizes, S. Paulo, Brasil, desde Setembro de 1995.
Residiu em França de 1981 a 1995. Publicou poemas em revistas da França, Grã- Bretanha, Luxemburgo, Bélgica, Itália, Canadá, Brasil e em Portugal. Traduziu textos de autores portugueses para língua francesa e diversos autores franceses para português.
Bibliografia
“Navegadores do Olhar”, São Paulo: Musa, 1996; "A erosão da saudade", S. Paulo: Massao Ohno Ed., 1997; "À imagem de S. Domingos", São Paulo: trad., Musa ed., 1997; "Memória do Corpo", São Paulo: Musa Ed., 1990.

Etiquetas: , ,

Nasceu em Paços da Serra. Foi aluno dos Colégios do Outeiro de S. Miguel e S. José, da Guarda. Licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Após breve passagem pela Magistratura ingressou nos Serviços Prisionais desempenhando, aqui, sucessivamente, os cargos de Secretário, Director e Inspector, tendo publicado alguns trabalhos da sua especialidade, além de diversificada colaboração em vários jornais.
Bibliografia
“Tratamento Penitenciário: breves considerações”, Lisboa: Of. Graf. Do Estabelecimento Prisional, 1978; “Regulamento geral dos estabelecimentos prisionais”, Lisboa: Ed. De autor, 1977; “Os guardas prisionais: função, selecção, formação” Lisboa : Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, 1988; “Vigilância e segurança nas prisões” Lisboa : A. M. Correia Coimbra : Coimbra Editora [deposit.], 1989; “Viagens”Lisboa: Ed. De Aut. 1992

Nasceu em Benguela – Angola em 1941. Fez os estudos primários em Arcozelo, Gouveia e Rio Torto e os liceais em Gouveia, Viseu e Coimbra. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Coimbra. Foi professor e Director da Escola Industrial e Comercial Vasco da Gama de Inhambane – Moçambique. Foi ainda professor na Escola Secundária de Gouveia, Jaime Cortesão de Coimbra e Instituto de Gouveia.
Exerceu as funções de Presidente da Câmara Municipal de Gouveia de 1976 a 1983. Foi administrador de empresas. Tem colaboração dispersa por jornais e revistas. Estudioso de Vergílio Ferreira preside ao júri do prémio Vergílio Ferreira, instituído pela Câmara Municipal de Gouveia.
Bibliografia:
“Vergílio Ferreira: um convite à leitura – um convite à reflexão”, Gouveia: Câmara Municipal de Gouveia, 1986; Vergílio Ferreira: de Melo a cidadão do Mundo”, Gouveia: Câmara Municipal de Gouveia e Comissão de Coordenação da Região Centro, 2003.

Etiquetas: , ,




© 2006 Autores do Concelho

Nenhuma parte deste blog pode ser reproduzida sem o devido consentimento do proprietário.